Considerado um dos bairros mais históricos e tradicionais da cidade de São Paulo, a Consolação pode ser considerada uma região completa da cidade e de fácil acesso ao transporte.
O bairro da consolação surgiu a partir de uma capela erguida por volta de 1779, em homenagem à santa Consolação. A região começou a crescer após 20 nos, quando a construção foi transformada em igreja.
Mobilidade
Chegar e sair do bairro é bem fácil, já que, além das inúmeras linhas de ônibus, há estações de metrô da linha verde (consolação), linha amarela (Paulista) e Higienópolis-Mackenzie (Linha Amarela). A famosa avenida da região de o mesmo nome do bairro, a Avenida Consolação.
Depois do surgimento da Avenida Paulista a região ganhou ainda mais importância. A rua augusta é um dos pontos de maior concentração de opções para os moradores, já que a vida noturna é bem agitada.
Cultura
Para quem aprecia qualquer tipo de arte, não faltarão oportunidades no bairro da Consolação. Seja para assistir filmes nos cinemas dos shoppings, ou mesmo, historias autorais no cine Caixa Belas Artes ou mesmo no espaço Itaú de Cinema. Pinturas e esculturas podem ser encontradas, por exemplo, no Masp (Museu de Arte Moderna). Para os amantes de literatura não vai faltar verso, poesia ou estrofe na conceituada Casa das Rosas.
Gastronomia
O bairro da Consolação oferece um grande leque de possibilidades gastronômicas. Com restaurantes de todos os cantos do mundo, o pedido fica por conta do cliente. A Forneria Maia para os apreciadores de massas. Rock ´n´ Roll Burguer para quem gosta de um bom hambúrguer. Ajji-to para todos que amam comida japonesa.
Educação
O bairro possui diversas opções para estudantes, tais como: A Universidade Presbiteriana Mackenzie, o colégio São Luís e o colégio Rio Branco.