consultor de vendas
Mercado Imobiliário

O que faz um consultor de vendas?

Você sabe qual a função do consultor de vendas e como ele pode ser útil para sua empresa? Vamos explicar melhor neste post o que se pode esperar de um consultor de vendas.

Com a crise econômica o mercado esta cada vez mais competitivo, onde empresas de diferentes setores estão buscando soluções e inovando para garantir a conquista do consumidor, que, por sua vez, está inseguro em realizar qualquer transação. Neste cenário, um profissional tem se destacado como importante suporte para os negócios atingirem melhores resultados: o consultor de vendas.

O consultor pode ter diversas funções pois suas entregas serão de acordo com o que a empresa definir como projeto para que ele atue, seja ele um consultor associado ou parte de uma empresa de consultoria especializada.

Entre as principais tarefas de um consultor de vendas estão as atividades abaixo:

  1. O consultor de vendas deve observar tendências

Sua função é consultar e investiga a opinião pública sobre determinado produto ou serviço e é capaz de observar tendências de consumo a partir disso.

  1. Realizar estudos mercadológicos

O consultor de vendas também pode ser responsável por realizar estudos sobre o mercado em que sua empresa está inserida, levantando dados sobre público potencial de compra de determinado produto.

  1. Planejar estratégias de vendas

Com base nas informações levantadas, o consultor elabora estratégias de vendas, baseadas nas preferências do mercado e nas metas que a empresa quer atingir.

  1. Capacitação dos vendedores

Este profissional é capaz de entender se a equipe comercial é adequada para entregar os resultados esperados e capacitá-la em relação a técnicas de vendas e estratégias de relacionamento com o cliente.

  1. Negociação e elaboração de propostas

É possível que, mesmo em um projeto temporário, este profissional faça parte de negociações junto com os vendedores e elabore propostas comerciais.

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